Instituto Aprender e Trabalhar

Seja um voluntário

O voluntário é o que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração, a diversas formas de atividades social, educacionais ou outras áreas.

Ser voluntário é ser um ator social e um agente de transformação, que presta serviços em benefício da comunidade, doando seu tempo e conhecimentos, e realiza um trabalho gerado pela energia de seu impulso solidário, atendendo tanto às necessidades do próximo ou aos imperativos de uma causa, como às suas próprias motivações pessoais, sejam estas de caráter religioso, cultural, filosófico, político, emocional.

Altruísmo e solidariedade são valores morais socialmente constituídos vistos como virtude do indivíduo.

Numa perspectiva social e política, pressupõe-se que a prática de tais valores zelará pela manutenção da ordem social e pelo progresso do homem.

A caridade (forte herança cultural e religiosa), reforçada pelo ideal, as crenças, os sistemas de valores, e o compromisso com determinadas causas são componentes vitais do engajamento.

Não se deve esquecer, contudo, o potencial transformador que essas atitudes representam para o crescimento interior do próprio indivíduo.

Você tem este perfil?  Participe dos projetos e programas do Instituto Aprender. Temos oportunidades para várias atividades e em horários convenientes a sua disponibilidade.

Você poderá ser voluntário como:

  • Professor nos diversos cursos que a instituição promove
  • Interprete de libras
  • Assistente social para visitar as famílias dos jovens, adolescentes e pessoas com deficiência
  • Recrutador de candidatos aos programas de inclusão

Embora não seja uma atividade remunerada, a Lei 9.608/12-02-1998, no Art. 3º, autoriza que “… O prestador do serviço voluntário poderá ser ressarcido pelas despesas que comprovadamente realizar no desempenho das atividades voluntárias”.

Entre em contato e saiba como participar: voluntario@institutoaprender.org.br