Instituto Aprender e Trabalhar

Governança Corporativa

No IAT a importância da governança corporativa não se concentra apenas em disciplinar as relações entre as diversas áreas de uma organização, mas implementar as boas práticas, possibilitando uma gestão mais profissional e transparente, e no caso de nossa atividade principal, diminuir o assistencialismo, valorizando o potencial humano, minorando problemas e buscando maximizar a criação de valor na empresa.

A eficiência de um programa de governança corporativa numa instituição sem fins lucrativos, depende da atuação de quatro agentes principais: conselho de administração, diretoria (CEO), auditoria independente e conselho fiscal.

Pela relevância das funções que desempenham, principalmente, para o processo de prestação de contas (accountability), equidade (fairness), transparência (disclosure) e Conformidade (Compliance) consideramos como elementos formadores da governança corporativa:

  • Fairness:Senso de justiça, equidade no tratamento dos sócios. Respeito aos direitos dos minoritários, por participação equânime com a dos majoritários, tanto no aumento da riqueza corporativa, quanto nos resultados das operações, quanto ainda na presença ativa em assembleias gerais
  • Disclosure: Transparência das informações, especialmente daquelas de alta relevância, que impactam os negócios e que envolvem riscos.
  • Accountability: Prestação responsável de contas, fundamentada nas melhores práticas contábeis e de auditoria.
  • Compliance:Conformidade no cumprimento de normas reguladoras, expressas no estatuto social, nos regimentos internos e nas instituições legais do país.

Com referência aos incentivos institucionais e governamentais o Instituto Aprender demonstra através da prestação de contas que os interesses dos mantenedores e os recursos investidos estão devidamente alocados e geridos de forma eficiente e eficaz.