Instituto Aprender e Trabalhar

Aprendizagem

O Instituto Aprender tem em seus objetivos estatutários como prioridade a busca de oportunidades de qualificação/aprendizagem profissional e trabalho para adolescentes, jovens e pessoas com deficiência. Desde sua fundação, uma das maiores preocupações da instituição tem sido com os conteúdos de ensino, e para garantir a alta qualidade de aprendizagem, estabeleceu parcerias estratégicas que garantem a preparação do aprendiz para que possa desenvolver suas habilidades com a competência desejada. Os parceiros do Instituto Aprender são: UFRJ/COPPE, Microsoft, IBM, Ministério do Trabalho e Emprego.

Os conteúdos de aprendizagem para o setor bancário foram criados pela UFRJ/ COPPE. Para os cursos de informática, temos parceria Acadêmica da IBM e Microsoft, utilizamos os cursos impressos e on-line.  Todos os conteúdos e metodologia de ensino seguem as normas e padrões definidos na Lei da Aprendizagem 10.097/2000.  Os cursos estão inscrito no Cadastro Nacional de aprendizagem do MTE, e atende as condições estabelecidas pelas Portarias 615/07 e 1.003/08. O programa Aprendiz do Instituto Aprender permite a formação profissional do jovem, sem comprometer seus estudos e seu desenvolvimento pessoal, facilitando, deste modo, seu ingresso no mercado de trabalho. O Aprendiz poderá se desenvolver profissionalmente em diversas áreas do conhecimento e será preparado para trabalhar nos setores de Comercio, Bancário, Varejo e Atacado, Lojista, Atendimento e de Administração & Negócios.

O programa tem como objetivo:

  • Desenvolver e proporcionar a formação profissional metódica, compatível com o desenvolvimento físico, moral e psicológico dos jovens participantes.
  • Aprimorar as competências pessoais necessárias ao exercício profissional, tais como: organização, eficiência, responsabilidade, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal, comunicação (verbal e escrita) clara.
  • Promover desenvolvimento de competências profissionais específicas para o profissional na área de interesse do Empregador.
  • Independente do setor e da área de atuação, todos os aprendizes passam por qualificação nas áreas de Informática e de atendimento ao cliente.

Outra preocupação é com a metodologia de ensino, que é constituída de três módulos:

Nível básico
Proporciona ao aprendiz o estudo dos conteúdos essenciais à sua preparação geral e integral, visando a aquisição de conhecimentos, ao desenvolvimento de competências básicas e às atitudes adequadas para sua atuação no mundo do trabalho.

Nível específico
Prepara o aprendiz para o domínio de competências necessárias ao exercício profissional. São desenvolvidas atividades teóricas e práticas em sala de aula referentes aos conteúdos propostos para o curso correspondente à ocupação do aprendiz.

Nível Vivencial
A prática profissional na empresa é a parte integrante do curso de aprendizagem, e tem como objetivo proporcionar ao aprendiz a vivência das tarefas relativas ao cargo para o qual foi contratado, completando assim a aprendizagem teórica obtida.