Instituto Aprender e Trabalhar

Programa: Adote um Talento

Programa: Adote um talento

Existem no Brasil segundo o Anuário DIESSE 2015, 37 milhões de jovens em idade entre 16 e 24 anos, que anseiam por uma oportunidade no mercado de trabalho.

Muitas empresas e até mesmo pessoas físicas, gostariam de dar uma oportunidade, porém, devido a atividades insalubres da empresa ou até mesmo por não terem condições de proporcionar um emprego, no caso de pessoas físicas, não sabem como agir.

O programa Adote um Talento, proporciona esta oportunidade de investimento social.

O programa oferece ao jovem:

Qualificação profissional, social e comportamental   + Trabalho + Renda + Inclusão social.

Não se trata de uma simples ação social, onde o Colaborador faz o aporte financeiro e nossa instituição faz a gestão dos recursos e serviços envolvidos.

A principal condição para uma empresa ou pessoa física se um Mantenedor, é que participe direta e efetivamente do processo, acompanhando a vida profissional deste jovem, especialmente durante a fase de qualificação.

Esta abordagem é determinante para o sucesso do jovem. Vai de encontro a uma pratica necessária, que deveria ser exercida pelos pais biológicos, mas que por razoes que não fazem parte deste escopo, poucos ainda o fazem, ou seja, demonstrar o real interesse na vida pessoal e profissional destes jovens.

O Mantenedor tem o papel de “Tutor-Profissional”, de preferência alguém da área de RH ou Social da empresa. (Algumas empresas designam a esposa do Presidente devido ao envolvimento social)

O “Tutor Profissional”, uma vez por mês, em dia e horário programado, deverá reunir-se com os jovens para avaliar o andamento do programa. Tão importante quanto à avaliação da instituição e do andamento do treinamento, esta reunião mensal, provocará maior responsabilidade no jovem beneficiado.

Naturalmente, este convívio vai trazer um grande ganho pessoal e social não apenas ao jovem, mas também ao “Tutor-Profissional”. Este terá a oportunidade de sentir pessoalmente à realização de uma grande mudança na vida de um jovem, e ao acompanhar sua vida profissional, terá com certeza o reconhecimento não apenas deste jovem, mas de sua família e de sua comunidade.

 

RESPONSABILIDADES

Tutor Profissional

A empresa não tem o compromisso de contratar estes jovens, mas poderá fazê-lo se desejar, no decorrer ou ao termino da qualificação.
Algumas empresas usam este programa dentro de seus projetos de apoio e de responsabilidade social e ao mesmo tempo aproveitam o investimento para selecionar os candidatos que atingirem o melhor aproveitamento.
Cabe a empresa assumir os custos do programa e designar o Tutor Profissional.

Instituto Aprender

Cabe ao IAT a seleção, recrutamento e aplicação de testes de conhecimento para validar o perfil dos candidatos, fornecer equipamentos e toda estrutura necessária ao aprendizado.
Será fornecido um kit ao jovem (camiseta, mochila, material de estudo) identificando o Mantenedor e seu apoio ao programa.

CONTEUDO DO PROGRAMA

Treinamento Comportamental

Envolve o preparo social e comportamental dos candidatos, onde são trabalhados os aspectos de: Comportamento corporativo, Convívio e Comportamento Social na empresa e na comunidade, Higiene pessoal, Etiqueta empresarial, Marketing pessoal, Network, Comunicação interpessoal, Cidadania e Ética profissional.
São trabalhadas ainda: A autoestima, a valorização de sua imagem e autoconhecimento identificando qualidades e potencialidades. Seu comportamento diante do mercado de trabalho e seus colegas. Suas características pessoais como visual, linguagem, entusiasmo, postura, trabalho em equipe.
Duração: 40 horas

Qualificação Profissional

Neste modulo o candidato ingressa no programa de Qualificação Profissional. A área de especialização será a de informática com ênfase em atendimento a clientes. Ao termino do programa o aluno está apto a trabalhar como Operador de Telemarketing ou Assistente Administrativo em primeiro nível.
Duração: 120 horas.
Estes cursos poderão ser substituídos por outros que atendam às necessidades da empresa.

Acompanhamento Social

Uma Assistente Social visita a residência de cada candidato que esteja participando do programa a fim de identificar o ambiente familiar, orientar e tirar eventuais duvida de seus familiares em relação ao projeto.

 

ADOTE UMA COMUNIDADE

Se sua empresa está próximo a uma comunidade, o programa poderá ser desenvolvido com a participação de todos, gerando um grande benefício de imagem a empresa.
Neste caso, os candidatos ao programa são recrutados dentro de uma mesma comunidade, beneficiando a estas pessoas da própria região.