Instituto Aprender e Trabalhar

Como escolher um bom profissional para a empresa?

Dicas para pequenas e médias empresas que querem contratar novos colaboradores.

 

Uma das tarefas mais complicadas para pequenas e médias empresas é contratação de profissionais, principalmente porque muitas delas não tem um setor especializado em recrutamento e seleção. Felizmente, existe algumas dicas que podem ser seguidas para ajudar nessa escolha.

  • A primeira das dicas e ter muito bem estabelecida qual vai ser a atividade desempenhada pelo profissional dentro da empresa. Isso nivela as expectativas tanto para o candidato quanto para a empresa.
  • Ter a mente aberta é primordial. É interessante ter uma equipe com pessoas diversas que tenham diferentes personalidades, interesses e visões de mundo. Pensar fora da caixa pode fazer toda a diferença para a sua equipe e para o crescimento da empresa.
  • Evite perguntas muito vagas ou hipotéticas durante a entrevista. Pense sempre qual o objetivo da pergunta – saiba exatamente o que você quer saber ou avaliar no candidato com determinada pergunta.
  • Avalie bem a vida do candidato. Tenha certeza que as que suas crenças e objetivos estejam de acordo com os da empresa. Isso é muito importante para evitar frustrações de ambos os lados.