Instituto Aprender e Trabalhar

Dicas essenciais para entrevistas de emprego online

Você está preparado para ir bem em entrevistas de emprego online? Confira nossas dicas.

 

Hoje em dia é muito comum que as empresas utilizem vídeo chamadas, ou chamadas de voz via internet, para fazer entrevistas de emprego. Isso permite que a empresa entreviste mais pessoas com menos custo e aproveitando melhor o tempo. 

A entrevista pela internet é também positiva para os candidatos pois reduzem gastos com transporte, alimentação e com a preparação necessária para se deslocar até um determinado local para fazer um a entrevista presencial. Porém, essa modalidade de entrevista requer preparo adequado. Confira a seguir 4 dicas essenciais para se sair bem nessas entrevistas:

  1. Escolha e teste bem o equipamento usado

A questão mais importante da entrevista. Caso tenha mais de um dispositivo, escolha o que tem a melhor conexão com a internet e o que funcione melhor para que você possa ser visto e ouvido da melhor maneira pelo entrevistador. Deixa sempre algum dispositivo reserva preparado caso o primeiro dê alguma falha.

  1. Teste muito antes de mais nada

Além de testar todo o equipamento minuciosamente antes da entrevista, para testar o som e a imagem, combine com algum amigo ou familiar para que ele te faça uma entrevista de teste, faça perguntas e aponte o seu desempenho na entrevista. Você também pode filmar para te ajudar a ver sua desenvoltura e corrigir algum eventual erro.

  1. O local faz toda a diferença

Parede branca ou de algum tom neutro é imprescindível para que seu entrevistador consiga prestar atenção melhor em você. Escolha algum cômodo da casa onde não tenha barulhos e nem distrações maiores que passem para o seu entrevistador a impressão de perda de foco.

  1. Ajuste a câmera

A câmera deve ficar na altura da cintura ou do peito. Ângulos muito distantes farão com que seu entrevistador não consiga te enxergar direito e ângulos muito próximos do rosto causam estranheza e impedem que o entrevistador analise sua expressão corporal.

Gostou das dicas? Confira esse artigo onde trazemos mais 4 dicas de desenvoltura para uma entrevista online.